Cifra Club

Aprenda todas as formas de usar a escala blues

Neste material especial, você vai conferir o que é escala blues, como usá-la, conceito de blues note, padrões da pentablues e muito mais!

O blues é um dos poucos gêneros musicais que têm uma escala para chamar de sua. Assim sendo, a escala blues é uma das principais estruturas que definem a linguagem deste estilo, moldando muitos dos riffs e solos característicos do blues.

Instrumentista tocando um solo de guitarra
Aprender a escala blues é primordial para quem deseja dominar o gênero na guitarra (Foto: Reprodução/Freepik)

Não há como tocar blues com legitimidade sem saber como usar a escala de blues. Neste artigo, você vai entender a diferença entre pentablues maior e menor, como usá-las, além de aprender alguns licks. Bora lá dominar a escala blues?

Qual é a escala de blues?

A escala de blues é o alicerce melódico para, praticamente, todo o universo da guitarra blues. Porém, é impossível entendê-la sem antes assimilarmos as escalas pentatônicas.

Afinal, a escala blues nada mais é que a escala pentatônica acrescida de uma nota, conhecida como blue note.

Portanto, temos que entender que a escala pentatônica, como diz seu nome, é uma escala formada por cinco notas. Assim como toda e qualquer escala, as pentatônicas são caracterizadas pela sua sequência de intervalos.

Como formar a escala de blues?

Antes de formarmos a escala blues, temos que assimilar a sequência intervalar das pentatônicas.

Assim sendo, a pentatônica maior tem os seguintes intervalos: tom – tom – tom e meio – tom – tom e meio.

Por outro lado, a pentatônica menor se constitui de: tom e meio – tom – tom – tom e meio – tom.

A seguir, vamos ver como elas ficam na tonalidade de Lá:

Pentatônica maior

Lá    Si    Dó#         Mi    Fa#       Lá
    T     T        T1/2      T       T1/2

Desse modo, o que a torna uma pentatônica maior é o fato da sua terça ser a terça maior do acorde de Lá maior. Nesse caso, a nota Dó#.

Pentatônica menor

Lá         Dó   Ré   Mi        Sol   Lá
     T1/2      T     T     T1/2      T

Agora, temos a terça menor do acorde de Lá menor, a nota Dó, o que caracteriza essa escala como uma pentatônica menor.

O que é uma blue note?

Como já foi dito, a escala de blues, ou pentablues, acrescenta duas blue notes: uma para a pentatônica maior e outra para a menor. Mas, afinal de contas, o que é uma blue note?

A blue note é o resultado do choque cultural entre a mistura das escalas da música folclórica europeia com a música africana.

Em primeiro lugar, a música europeia trabalha com a escala temperada ou cromática em 12 semitons. Por outro lado, a música africana trabalha com microtons. A blue note é uma resposta cultural dessa mistura.

Por isso, o canto dos escravos africanos nas plantações de algodão dos Estados Unidos eram caracterizados pelo uso da blue note.

Desse modo, as worksongs, como ficaram conhecidas, eram músicas cantadas em dialetos africanos com letras onde os escravos criticavam seus superiores.


Formação das pentablues maior e menor

Do ponto de vista intervalar, a blue note é a terça menor na pentatônica maior e a quinta diminuta na pentatônica menor. Dessa forma, vamos ter as pentablues, ou escala blues, maior e menor. Confira:

Pentablues maior

Lá    Si    Dó     Dó#         Mi    Fa#       Lá
     T    ST    ST        T1/2      T       T1/2

Agora, além da terça maior (Dó#), temos a terça menor (Dó). Ou seja, a blue note da escala blues maior.

Pentablues menor

Lá         Dó   Ré     Mib     Mi        Sol   Lá
     T1/2      T     ST      ST     T1/2      T

A escala blues menor tem o acréscimo da quinta diminuta, ou seja, a blue note dela é a nota Mi bemol.

Como usar a escala de blues?

Primeiramente, temos que salientar que existem cinco padrões de posições da pentablues, que são usados para mapear a escala no braço da guitarra.

Assim sendo, podemos usar esses padrões como um guia para tocar as notas da escala corretamente sobre a harmonia do blues.

Aliás, se você deseja ampliar os seus conhecimentos sobre o gênero musical na guitarra, não deixe de conferir o mais novo curso de guitarra blues do Cifra Club Academy!

Curso de guitarra blues do Cifra Club Academy

Voltando ao nosso raciocínio, se a base está em tonalidade menor, usaremos um dos padrões da escala de blues menor que esteja no tom da música.

Logo, se o blues está em Lá menor, recomenda-se iniciar com o padrão da escala de blues menor tocando-o na quinta casa da sexta corda (nota Lá).

Por outro lado, se a base estiver em Lá maior, podemos usar o padrão da escala blues maior que está na mesma região.

No entanto, podemos usar a escala blues menor em músicas de blues que têm bases feitas com acordes maiores dominantes.

Escala blues menor tocada sobre acordes maiores

Vamos pensar em um blues com a seguinte progressão de acordes:

A7  |  A7  |  A7  |  A7
D7  |  D7  |  A7  |  A7
E7  |  D7  |  A7  |  A7

Além de ser a tônica, o A7 tem a nota Dó# como terça maior. Porém, a escala blues menor tem a nota Dó como terça, ou seja, a terça menor. Assim, é necessário resolver este atrito da terça maior com a menor.

Para isso, sugerimos duas soluções para resolver esse choque melódico entre essas notas:

Primeiramente, o uso da técnica de slide. Nesse sentido, toque a nota Dó da escala blues menor e, rapidamente, faça um slide de meio tom para a nota Dó#.

A outra solução é tocar a nota Dó da escala e, na sequência, fazer um bend de meio tom nela.

Nos dois casos, a nota Dó se torna uma nota de passagem. Ou seja, não se faz repouso nessa nota.

Todavia, essas duas técnicas podem ser feitas também na subdominante D7 e na dominante E7. Basta tocar o padrão da escala de blues menor na sexta corda na casa 10 no D7 e na casa 12 no E7.

Por fim, as blue notes também devem ser tocadas como nota de passagem.

Padrões da escala blues

Como dissemos anteriormente, existem cinco padrões de escala blues. Cada um deles mapeia a escala em regiões diferentes do braço da guitarra.

Bora lá ver como isso funciona?

Encadeamento dos padrões de escala blues menor

Um blues menor tem como primeiro padrão a pentablues menor saindo da tônica. Portanto, cada padrão começa em uma nota da escala.

Assim, em um blues em Lá menor, por exemplo, o primeiro padrão começa na nota Lá, o segundo padrão começa no Dó, o terceiro no Ré. Por fim, o quarto padrão está na nota Mi, e o quinto padrão começa na nota Sol.

Não existe padrão começando pelas blue notes (em negrito). Dessa forma, é possível passear por todo o braço da guitarra ao fazer um solo.

Primeiro padrão

E|———————————-5-8-|
B|—————————-5-8——-|
G|——————–5-7-8————|
D|————–5-7———————|
A|——5-6-7————————–|
E|-5-8———————————-|

Segundo padrão

E|—————————————-8-10-11-|
B|———————————8-10————|
G|————————-7-8-9——————-|
D|——————7-10—————————|
A|———–7-10———————————-|
E|-8-10-11—————————————-|

Terceiro padrão

E|———————————————–10-11-12-|
B|—————————————10-13————-|
G|——————————–9-12———————|
D|——————–10-12-13—————————|
A|————10-12—————————————-|
E|-10-11-12———————————————–|

Quarto padrão

E|———————————————–12-15-|
B|———————————–13-15-16———|
G|—————————-12-14——————–|
D|—————-12-13-14—————————-|
A|——–12-15—————————————-|
E|-12-15———————————————–|

Quinto padrão

E|————————————————-15-17-|
B|————————————15-16-17———-|
G|——————————14-17——————–|
D|———————14-17—————————–|
A|———15-17-18————————————-|
E|-15-17————————————————-|

Encadeamento dos padrões de escala blues maior

O encadeamento dos padrões na escala blues maior segue o mesmo raciocínio do anterior. Ou seja, o primeiro padrão é a pentablues maior, enquanto os outros estarão em cada uma das notas dessa escala. Novamente, não há padrão para as blue notes.

Vamos ver como esse encadeamento fica em Lá maior. Confira:

Primeiro padrão

E|——————————-5-7-8-|
B|————————–5-7———|
G|——————4-5-6————–|
D|————-4-7———————-|
A|——–4-7—————————|
E|-5-7-8——————————-|

Segundo padrão

E|——————————–7-8-9-|
B|————————–7-10——–|
G|———————6-9————–|
D|————7-9-10——————-|
A|——–7-9—————————-|
E|-7-8-9——————————–|

Terceiro padrão

E|—————————————–9-12-|
B|—————————–10-12-13——-|
G|———————–9-11——————-|
D|————-9-10-11————————-|
A|——-9-12———————————–|
E|-9-12—————————————–|

Quarto padrão

E|———————————————–12-14-|
B|———————————–12-13-14———|
G|—————————11-14———————|
D|——————–11-14—————————-|
A|——–12-14-15————————————|
E|-12-14———————————————–|

Quinto padrão

E|————————————————14-17-|
B|—————————————–14-17——–|
G|—————————-14-16-17—————-|
D|———————14-16—————————-|
A|———14-15-16———————————–|
E|-14-17————————————————|

Licks de blues

Para cada um desses padrões de escala blues, tanto no encadeamento maior quanto no menor, existem inúmeros licks.

Os licks são frases prontas para se improvisar ou até mesmo compor um solo. Vários mestres da guitarra blues definiram seus estilos pelos licks que eles usavam e pela forma de tocá-los.

Além disso, os licks são uma das principais características dentro do universo do blues. Vamos ver alguns deles:

Exemplos de licks

O lick 1 é um exemplo de como usar a escala blues menor sobre um acorde maior. Repare que há um slide da casa 8 para a 9. Ou seja, da terça menor (Dó) para a terça maior (Dó#). O hammer on da casa 5 para a casa 6 também é uma passagem da terça menor para a maior. Observe abaixo:

E|–8/9-5——————|
B|———-8-5————-|
G|—————7-5h6—-|
D|————————7-|
A|—————————|
E|—————————|

Além de repetir o mesmo hammer on, o lick 2 tem dois bends de meio tom na casa 8. Ou seja, novamente, da nota Dó para a nota Dó#:

                              ½  ½
E|——————5-8b-8b-5-|
B|————5-8—————-|
G|—5h6-7———————|
D|-7—————————–|
A|——————————–|
E|——————————–|

O lick 3 é um exemplo na escala blues maior:

E|—————————————–|
B|———-5——————————|
G|—4h6—–6-4h6————-4——|
D|-7——————–7—-4-7—-4-7-|
A|————————–7—————|
E|——————————————-|

Quer aprender mais licks de guitarra blues e ficar mestre no estilo? Então, baixe o e-book gratuito sobre os licks mais famosos do mundo!

Por fim, para dominar o uso da escala blues e tudo o que compõe a linguagem do gênero, temos uma dica de ouro: no Cifra Club Academy você tem acesso a aulas de primeira qualidade por um preço acessível!

Não tem como deixar essa oportunidade de aprender tudo sobre guitarra blues passar, não é mesmo? Além de um aprendizado extraclasse, ao assinar a nossa plataforma de ensino musical online, você garante outras vantagens. Se liga só:

  • Acesso a todos os cursos do Cifra Club Academy com apenas uma assinatura;
  • Possibilidade de assistir às aulas quando e de onde quiser – basta ter internet;
  • Lives tira-dúvidas exclusivas;
  • Canal no Telegram também exclusivo para assinantes;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro (que inclui benefícios como navegação sem anúncios no site e recebimento de newsletter exclusiva).

Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK